Subsídio a Espaços e Organizações Culturais

Edital Download: Edital de Chamamento Público 002.2020 – Subsídio a Entidades e Espaços Culturais

RESULTADO PRELIMINAR DO EDITAL 002-2020

Beneficiários – ESPAÇOS DE CULTURA com atividades interrompidas:  espaços ou organizações culturais com sede em Águas Lindas de Goiás, desde que organizados e mantidos por pessoas, organizações da sociedade civil, empresas culturais, organizações culturais comunitárias, cooperativas com finalidade cultural e instituições culturais, com ou sem fins lucrativos, que sejam dedicados a realizar atividades artísticas e culturais, tais como: pontos e pontões de cultura; centros culturais, casas de cultura e centros de tradição regionais; espaços de povos e comunidades tradicionais; museus comunitários, centros de memória e patrimônio; espaços e centros de cultura alimentar de base comunitária, agroecológica e de culturas originárias, tradicionais e populares; espaços culturais em comunidades indígenas; centros artísticos e culturais afro-brasileiros; comunidades quilombolas; festas populares, inclusive o carnaval e o São João, e outras de caráter regional; teatros independentes; circos; cineclubes; teatro de rua e demais expressões artísticas e culturais realizadas em espaços públicos; escolas de música, de capoeira e de artes e estúdios, companhias e escolas de dança; bibliotecas comunitárias; livrarias, editoras e sebos; espaços de literatura, poesia e literatura de cordel; estúdios de fotografia; galerias de arte e de fotografias; produtoras de cinema e audiovisual; empresas de diversão e produção de espetáculos; espaços de apresentação musical; ateliês de pintura, moda, design e artesanato; feiras de arte e de artesanato;  outros espaços e atividades artísticos e culturais validados nos cadastros aos quais se refere o art. 7º desta Lei.

BENEFÍCIO: subsídio mensal no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais), concedido, retroativamente, desde 1º de junho de 2020.

O pagamento aos espaços de cultura e organizações culturais será efetuado pelos municípios.

Valor total previsto para o Subsidio Mensal para espaços no nosso Município – R$597.000,00

REQUISITO PRINCIPAL: INSCRIÇÃO EM CADASTRO CULTURAL

inscrição validada e homologada em um dos cadastros especificados na Lei 14.017/2020 é imprescindível para requerer o subsídio mensal e poderá ser realizada até o término do período de calamidade pública (31/12/2020), desde que seja comprovado o funcionamento regular do espaço cultural, antes da pandemia.

O cadastro no âmbito municipal será efetuado através do preenchimento do formulário no link abaixo.
Cadastro de Espaços Culturais de Águas Lindas:

Poderão se inscrever no Cadastro Municipal de Cultura de Águas Lindas – CMCAL todos os espaços culturais e artísticos do Município que exerçam atividade relativa à produção, difusão ou fornecimento de bens ou serviços culturais necessários à cadeia produtiva

Após a inscrição no Cadastro de Espaço Cultural de Águas Lindas de Goiás, o interessado deverá solicitar oficialmente a validação e homologação do seu cadastro, através do envio de e-mail para aldirblanc@aguaslindasdegoias.go.gov.br. Sugerimos o seguinte texto para o e-mail de solicitação: Assunto: “solicitação de validação de cadastro – Nome do espaço”; texto do corpo do e-mail: O Espaço cultural denominado (nome) com sede na (endereço completo), representado por (nome do representante legal), inscrito no CPF nº (xx), vem por meio deste solicitar certificado de validação de espaço, que é documento essencial para requerer o subsídio para os espaços pela Lei Aldir Blanc.

A validação do cadastro efetivado pelo espaço artístico e cultural será realizada  após a conferência pela Secretaria Municipal de Cultura da existência e funcionamento do espaço cadastrado, que poderá ser realizada por quaisquer meios disponíveis, dentre os quais:

1. vistoria in loco; ou
  2. apresentação de declarações de pelo menos 15 (vinte) pessoas atendidas pelo espaço, comprovando sua existência e funcionamento até o mês de março do ano de 2020;
    Declaração-de-comprovação-de-existência-e-funcionamento – Modelo de Declaração de Comprovação de Existência do Espaço]

Após o procedimento de verificação, será feita a habilitação pela Secretaria Municipal de Cultura a ser homologado pela Comissão Auxiliar de Emergência da Lei de Cultura.

PROCEDIMENTO PARA REQUISIÇÃO DO SUBSÍDIO
  • Acesse aqui o EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO SECTUR Nº 002/ 2020 – REQUERIMENTO SUBSÍDIO MENSAL – ESPAÇOS CULTURAIS
    • Edital SECTUR nº 002/2020
  • Acesse aqui o Formulário/Requerimento do Subsídio Mensal aos Espaços Culturais
  • Baixe aqui a Planilha Simplificada de Gastos

ANEXO I – PLANILHA SIMPLIFICADA DE DESPESAS MENSAIS – Edital SECTUR 002-2020 (Word)

ANEXO I – PLANILHA SIMPLIFICADA DE DESPESAS MENSAIS – Edital SECTUR 002-2020 (Google Doc)

Esclarecimentos acerca do conteúdo do Edital SECTUR nº 002/2020 poderão ser obtidos através do e-mail: aldirblanc@aguaslindasdegoias.go.gov.br ou pelo telefone (61) 3618-3389.